Enquete

Quais trechos da Bíblia você consulta mais?
Salmos (24.6%)
Evangelho (20.0%)
Antigo Testamento (17.5%)
Novo Testamento (18.3%)
Outros (19.5%)
 
27/09/2017 - 20h34 - Atualizado em 27/09/2017 - 20h37
Pastoral da Comunicação - Itabuna(BA)
TAMANHO DA FONTE A- A+
X Seminário de Bispos Referenciais da CEB’s e Leigos aprofunda o 14º Intereclesial

 O X Seminário dos Bispos Referenciais da Ceb’s e Leigos reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), de 26 a 28 de setembro de 2017, os pastores representantes dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eles acompanham o trabalho da Ceb’s e o processo do 14º Intereclesial de Ceb’s que acontecerá em Londrina (PR), de 23 a 28 de janeiro de 2018, em 2018.

 

Outro ponto, na pauta dos bispos, é a programação e encaminhamentos para o Ano do Laicato, a ser vivenciado pela Igreja no Brasil no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

 

O bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, organizadora do encontro, disse que na primeira parte do encontro, os bispos aprofundaram a conjuntura política brasileira. “A nossa evangelização precisa olhar para o mundo urbano, um tema ainda muito complexo”.

 

Dom Severino afirma que a reflexão vivenciada no encontro está abrindo a porta para novos aspectos que a evangelização e o “ser Igreja” exigem dos bispos em seus locais de atuação. “O 14º Intereclesial deve ser um momento forte para nós podermos participar de um jeito de ser igreja comprometido com a realidade”. O grande objetivo, segundo o religioso, é pensar o processo do Ano do Laicato, a programação dos seminários, semanas missionárias, os materiais a ser elaborados, entre outros.

 

Dom Severino defende que a participação e o protagonismo dos leigos seja o grande legado do Ano do Laicato. “Queremos que os leigos, com sua conscientização e participação, na Igreja e na sociedade, sejam sal na terra e luz no mundo”.

 

Os bispos são os primeiros animadores, em suas dioceses, dos padres e religiosos para que o Ano do Laicato seja um ano de muita animação, envolvimento, dinamismo, coragem e ousadia argumenta dom Severino. “Que eles incentivem nas dioceses e regionais para que o Ano do Laicato não seja apenas a execução de uma programação, mas o início de nova maneira de incentivar os leigos e leigas para que sejam fermento na massa e força do Evangelho transforme as realidades do mundo onde vivemos”, disse.

 



Grupo de Reflexão de Teólogos e Teólogas
No dia 25 de setembro, o Grupo de Reflexão, teólogos e teólogas que contribuem com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato reuniu-se com a pauta focada na preparação do Ano do Laicato, suas articulações e publicações. O grupo refletiu ainda sobre a preparação ao 14º Intereclesial das CEB’s.

 

Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina o objetivo foi buscar conhecimento e, a partir da troca de experiências, embasar-se teoricamente e teologicamente para animar o Ano do Laicato. “Viemos buscar forças, vendo que outros grupos e regionais, também estão se preparando e vindo buscar este conhecimento e formação.

 

Sobre o Ano do Laicato, ela afirma que é necessário que cada leigo e leiga, em suas bases, tome para si a tarefa de animar o ano em suas paróquias como parte do seu batismo e faça acontecer a beleza que o Ano do Laicato propõe.

 

Fonte:CNBB





 

27 de setembro de 2017
X Seminário de Bispos Referenciais da CEB’s e Leigos aprofunda o 14º Intereclesial

27 de setembro de 2017
Tríduo em Louvor São Francisco de Assis

23 de setembro de 2017
AS PARTES DA MISSA

20 de setembro de 2017
Canavieiras foi palco da Semana Missionária

20 de setembro de 2017
Audiência: “Deus não decepciona, confia no abraço de Cristo”

20 de setembro de 2017
Ajude a construir o monumento do Frei Joaquim Cameli!

20 de setembro de 2017
Legião de Maria e o Ministério de Música participam de retiro em Itabuna

20 de setembro de 2017
Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa MIssa

29 de agosto de 2017
A DOENÇA DA MODA

29 de agosto de 2017
Padre Renato Chiera muda a realidade de meninos de rua vítimas de violência no Brasil

29 de agosto de 2017
Bom Jesus da Lapa recebe 15ª Romaria da Pastoral da Criança

29 de agosto de 2017
Dom Murilo presidirá Missa de 7º dia pelas almas das vítimas do naufrágio

123456
       

Copyright 2014 - Paróquia Santa Rita de Cássia - Todos os direitos reservados.